Erva-mate Ximango

Em cada detalhe do processo de industrialização de nossos produtos, colocamos arte, paixão e excelência. Tudo para que a hora do chimarrão seja um momento de partilha e prazer. Fonte de convívio com os amigos e a família. Momentos de história e poesia.

A origem do nome Ilópolis e seus ervais

A constatação vem de longa data. Em 1915, ao percorrer as Serras da Figueira e se surpreender com a grande presença de ervais, o engenheiro Alfredo Mützel - da Comissão de Terras e Colonização do Rio Grande do Sul - decidiu denominá-la de Ilópolis (ilo, do latim, erva e polis, do grego, cidade). Na Cidade da Erva-Mate, a natureza combinou solo, clima e altitude para que ali seja produzida uma erva que está entre as melhores do Brasil nos quesitos qualidade e sabor. Com o claro objetivo de oferecer ao consumidor um produto marcado por estas propriedades, a Ximango elabora sua linha de produtos com matéria-prima colhida em ervais próprios e selecionados somente nesta região. Tudo para assegurar a composição de um blend exclusivo para os mais exigentes paladares.

Processamento

Do plantio ao ponto-de-venda, a Ximango Indústria de Erva-Mate é uma empresa que vem seguindo à risca as determinações do Manual de Boas Práticas de Fabricação, elaborado pelo Ministério da Saúde. Graças a estes procedimentos, a Ximango vem aumentando a sua produtividade e consolidando sua imagem de empresa que prima por monitorar todas as etapas de elaboração da sua linha de produtos.

Embalagem a vácuo

Embalagem a vácuo

A embalagem a vácuo é a mais nova tecnologia em empacotamento de erva-mate. Esse processo conserva todas as características naturais do produto, aumentando em até três vezes sua durabilidade.

Embora o pacote tenha uma aparência rígida (dura), a erva-mate em seu interior está soltinha, mantendo sua cor, seu aroma e, principalmente, seu sabor original. É como se a erva estivesse sido recentemente colhida, o que garante assim, um produto ideal para o preparo do seu chimarrão.

Certificações

A Ximango foi a primeira empresa do segmento a operar segundo os preceitos da gestão da qualidade, sendo membro integrante do PGQP – Programa Gaúcho de Qualidade e Produtividade.

Nossa indústria também possui o Selo de Qualidade Emater, o que garante um produto final que segue todas as normas legais do processamento da erva-mate.

Responsabilidade Ambiental

Carbono Neutro

Para a Ximango, não basta apenas retirar da natureza a matéria-prima de seu produto. É preciso investir no reflorestamento para manter o equilíbrio ambiental. É por isso que a empresa vem realizando, de forma contínua e responsável, o plantio de diversas mudas de árvores exóticas e nativas em áreas impróprias para cultivo da erva-mate. Quando adultas, as árvores exóticas são destinadas para a secagem da erva. Já as nativas são mantidas nas áreas de reflorestamento, num sinal de respeito e admiração que a Ximango tem pela natureza.

As mudanças climáticas de nosso planeta ocupam destaque na lista de ameaças à economia mundial, sendo que as emissões de gases efeito estufa são a principal causa destas alterações.

Alinhada com sua missão “Oferecer produtos saudáveis, com sabor único, para proporcionar momentos de prazer, desenvolvendo a cadeia produtiva, preservando o meio ambiente” a Ximango demonstra a partir desta iniciativa que tem responsabilidade socioambiental diferenciada, oferecendo produtos para o mercado com emissões neutralizadas de gases, através do selo Carbono Neutro.

O processo de neutralização de gases é uma atividade voluntária da Ximango.